segunda-feira, janeiro 31

A importância das plantas fitoterápicas na saúde das pessoas e dos agroecossistemas cultivados

PLANTAS PODEROSAS DE SE TER



As plantas devem ser a base de todo principio alimentício e curativo para o solo, para os homens e para os animais. Toda vez que o homem se afasta da natureza ele adoece e o seu retorno é a certeza de sua cura.


Atualmente os seres humanos estão adoecendo com muita freqüência, e como conseqüência deste fato o número de farmácias nas cidades estão em constante aumento, como mostra pesquisa realizada pela Abifarma e pelo Conselho Regional de Farmácias de Pernambuco:

“Depois do Plano Real, com a estabilidade da moeda, muita gente que antes consumia menos medicamentos, passou a cuidar um pouco mais da saúde. Segundo a Abifarma, pelo menos 20 % da população da faixa “E” passou a consumir mais medicamentos.


Pernambuco não fica atrás: 3.300 farmácias distribuídas em todo o estado, onde existem apenas 2.900 padarias e 1.110 escolas de ensino médio públicas e privadas. No Recife, a relação é de uma drogaria para cada 2.617 pessoas. É o triplo do limite estabelecido pela OMS. A inclusão de novos consumidores de remédios com a ascensão das classes D-E estimula a abertura de novas unidades em todo o território brasileiro. Este ano o setor farmacêutico espera atingir o faturamento de R$ 31,5 bilhões com a venda de medicamentos, 12,5% superior a 2008 que foi de R$ 28 bilhões.

 “A relação satisfatória é de uma farmácia para cada 8 a 10 mil habitantes" - Elba Amorim - presidente do CRF-PE

Fonte – Conselho Regional de Farmácias de Pernambuco

 Este aumento nos remete a chegar à seguinte conclusão: o número de pessoas doentes está aumentando vertiginosamente. Várias são as causas que influenciam este fato. O stress, a vida agitada das cidades independentemente do seu tamanho, hábitos alimentares errados, poluição do ar, da água e do solo, e o uso cada vez maior de alimentos fast food, constituídos na sua maioria de alimentos produzidos em espaços antinaturais, com insumos químicos. Todos estes atributos frisados anteriormente ajudam e fazem parte hoje das vidas dos consumidores e dos sistemas de produção utilizados pela maioria dos agricultores. Estes problemas estão levando a população a cada vez mais procurarem as farmácias em busca de produtos que prometem a cura dos problemas de saúde, aumentando aritmeticamente a venda e o consumo de medicamentos. 

Outro grande desafio a ser enfrentado é em relação aos produtos consumidos em forma de alimentos que na sua maioria são manipulados e misturados perdendo parte de seus componentes e princípios ativos naturais. Tornando-se uma mistura com sabor artificial que dá enchimento, mas não alimenta. Hoje muitas pessoas ao se alimentar não reconhecem se a composição daquele alimento é de origem animal ou vegetal ou dos dois. A desconexão é total e cada vez mais distante, a artificialidade toma conta de todos os espaços. Cada vez mais os seres humanos inventam formas para excluir os ciclos da natureza dos seus espaços. A tecnologia tenta a cada dia manipular, o que se produz o que se come, o que se veste o que se assiste, porém de forma artificial.

As políticas governamentais em relação à saúde dão mais ênfase a construção de postos de saúdes e ao uso de medicamentos do que a implantação de programas onde a alimentação mais equilibrada seja o foco da política. A própria merenda escolar esta mais centrada no uso de produtos manipulados quimicamente, onde se compra uma mistura em pó, que se acrescenta água diluindo-se tudo e esta pronta para o consumo (fast food na merenda), e estes produtos são divulgados como misturas balanceadas e equilibradas. E a apresentação, divulgação e uso de produtos na sua forma natural é rejeitada em prol desta misturas milagrosas e econômicas e de fácil preparo.

Nas propriedades rurais o mesmo procedimento da artificialidade e da manipulação de espaços antinaturais é aplicado, os roçados diversificados cedem espaço para o cultivo de monoculturas, e toda dieta familiar fica dependente da venda deste produto para poder efetuar a compra dos demais alimentos que vão compor a dieta, que na sua maioria é desbalanceada e centrada em produtos que já sofreram beneficiamentos sendo agregados produtos químicos para aumentar a durabilidade, ou melhor, explicando o tempo de prateleira nos mercados e ou tempo de armazenagem nas dispensas ou nas geladeiras domésticas.

Como percebemos o afastamento de práticas mais naturais estão sendo cada vez mais esquecidas, estão sendo expulsas da cultura em prol de uma modernidade artificial e centrada em insumos químicos. E nas propriedades é criada uma nova cultura cíclica onde os conhecimentos aplicados geram: terra fraca, que gera produtos fracos, que vão alimentar pessoas que vão ficar fracas, que vão gerar filhos fracos que vão precisar de complementos sintéticos para equilibrar uma alimentação antinatural. Pessoas estas que iram adoecer e que vão precisar de medicamentos que são vendidos pelas farmácias, e assim completam um processo cíclico vicioso onde a dependência é inevitável. Chega-se a um ponto onde as pessoas acham normal e necessário e até aderindo a fazer parte de uma rede de planos de saúde onde o tratamento é pago por antecipação e premeditação, parece que já se sabe que em breve se vai adoecer.

Pergunta-se: No passado quando as pessoas não viviam nessa modernidade como se fazia para não adoecer? Pois, esta era a lógica anterior “O que fazer para não se adoecer?”.

A busca por uma alimentação e hábitos mais saudáveis fazia parte da vida das pessoas. O descanso, o lazer, uma dieta com produtos menos processados faziam parte da vida cotidiana. Até mesmo na pré- história a base da saúde era o trabalho e a coleta e a caça de produtos encontrados nas prateleiras da natureza na sua embalagem natural “a Casca, pele ou couro”. Por não existir toda esta parafernália de maquinas e equipamentos consumia-se a maioria dos alimentos na sua forma natural sem beneficiamento e sem a agregação de conservantes químicos. O espaço natural em que viviam os animais era dotado de plantas que tinham funções de cura, de tratamento. Os animais ao se sentirem molestados ou doentes ou com problemas alimentares recorriam a própria natureza para se tratarem. Estes conhecimentos foram sendo descobertos pelos seres humanos e fizeram parte da cultura de muitas gerações. Mas a modernidade e pós-modernidade estão provocando a troca desta cultura por novos produtos e hábitos que tem como a centralidade o uso de produtos manipulados, processados com muitos insumos que na sua maioria são químicos. As misturas provocaram nos seres humanos a perda de boa parte dos sabores dos alimentos. Muitas pessoas não conhecem mais os sabores originais de muitos alimentos. E para sentir algum sabor é necessário acrescentar condimentos, temperos mascarando os sabores do produto que se quer comer.

A procura pela saúde é uma constante em toda a população, porém esta saúde é procurada em lojas, farmácias, supermercados, shopping e não na natureza, não nas plantas. Os usos dos fármacos surgiram na idéia de imitar ou encontrar produtos similares aos encontrados na natureza. Os princípios químicos de muitas plantas servem de base para a composição de muitos medicamentos. Durante muito tempo a ciência desconsiderou a Fitoterapia no tratamento de doenças. Hoje surge uma nova ciência a Biomimética que tenta imitar, copiar muitos dos padrões naturais para resolver problemas atuais de saúde, mecânica, design. As inovações da natureza, que têm sido desenvolvidas e aperfeiçoadas continuamente por milhões de anos, fornecem um estoque inesgotável de idéias e soluções engenhosas. Além das contribuições às inovações tecnológicas, estas idéias têm contribuído também para a causa de proteção ambiental.

Muitos dos conceitos inovadores que os engenheiros e cientistas estão adotando da natureza correspondem ao princípio da sustentabilidade. A natureza sempre alcança seus objetivos com economia, com um mínimo de energia, conserva seus recursos e recicla completamente seus resíduos. Pesquisadores de diversas áreas estão estudando as soluções encontradas pela natureza e procurando adaptá-las na solução de seus problemas e na inovação de seus produtos.

Em todos os espaços naturais a natureza abre espaços para introduzir representantes que tem o poder de curar. Hoje já se calcula quando se entra em espaços naturais quantas plantas que tem efeitos fitoterápicos são encontradas por metro quadrado. Como será que estão nossas propriedades? Quantas plantas com estes poderes encontraram por metro quadrado? Se tiver poucas o que fazer para aumentar esta quantidade?

Em um agroecossistema cultivado ou natural não pode deixar de existir representantes que tenham poder de cura (fitoterápicas). A saúde é alcançada por uma alimentação natural e balanceada e diversificada. Quanto mais distante o homem fica da natureza, mais desequilibrado fica sua alimentação e como resultado deste afastamento o seu corpo e sua cabeça adoecem.

A saúde na vida de qualquer ser vivo tem uma importância fantástica, sua longevidade é aumentada, sua performance, seu desempenho são altamente influenciados por este equilíbrio alimentar. A elaboração de uma dieta é a base fundamental para se alcançar esta saúde.

A natureza tem poderes inesgotáveis existindo até plantas que possuem princípios ativos que podem resolver problemas de pragas e doenças que atacam as plantas cultivadas. Como se vê na natureza encontra-se respostas e elementos para resolver muitos dos desequilíbrios. O que se precisa fazer é contribuir para que esta diversidade possa estar presente nas propriedades.

O design da Zona 4 e 5 na Permacultura não pode deixar de ter plantas com estes objetivos, o poder de cura não precisa ser comprado e sim plantado, cultivado, preparado e consumido. A cura para muitos dos problemas de saúde devem ser resolvidos no primeiro momento evitando-se o seu surgimento através do consumo dos produtos cultivados na zona 1 e 2 (Zonas de segurança alimentar) e caso venhamos cometer algum erro na nossa dieta, deveremos recorrer aos vegetais plantados na Zona 4  ou nascidos espontaneamente nas Zona 5. A identificação destas plantas e de seus princípios ativos e curativos precisa ser registrada e fazer parte do acervo de conhecimentos oferecidos pela natureza. Este pé de pau ou aquele precisa ser reconhecido sua espécie e seu nome, para deixar de ser pé de pau, para que se possa divulgar algumas de suas funções. O repassar este conhecimento de pai para filho é cultura que não pode deixar de se ensinar. É motivo de segurança familiar dentro de uma propriedade rural.

Precisamos criar uma cultura onde a dieta natural seja verdadeiramente o evitar e o curar os problemas de saúde familiar. Comer os alimentos ao máximo na sua forma natural, sem beneficiamento a não ser uma lavagem ou uma retirada da casca.



Precisam-se estimular as famílias para cultivarem seus próprios alimentos, quer seja em vasos, em hortas ou até em quintais com mais espaço. Além da estética é uma ótima chance para um lazer produtivo, que transforma luz, minerais e água em alimentos biologicamente saudáveis, contribuindo para uma dieta muito mais equilibrada.

O nosso supermercado e a nossa farmácia para uma vida sadia e equilibrada deve estar neste espaço cultivado ou natural. E não podemos esquecer como diz Fukuoka “A doença começa quando o homem se distancia da natureza, e a severidade com a qual ele é afligido é proporcional à sua alienação.” É por esse motivo que se uma pessoa doente retorna a natureza, ela se cura. Os médicos estão ocupados salvando as pessoas doentes, mas nenhum deles esta conseguindo salvar as pessoas saudáveis. Somente a NATUREZA pode fazer isso. O maior papel de uma dieta natural é fazer com que as pessoas retornem ao seio da NATUREZA.

O verdadeiro sabor pode ser percebido somente com os cinco sentidos, a mente e o espírito. O sabor deve estar em consonância com o espírito. As pessoas que acham que o sabor emerge na própria comida usam somente a ponta da língua e facilmente se decepcionam com o sabor do alimento instantâneo e artificial.

A dieta e a agricultura natural podem ser praticadas somente por pessoas naturais, pense nisso. 


Diversidade de plantas da natureza,equilíbrio e sustentabilidade


Espaço cultivado na busca da diversidade e do equilíbrio sustentável


Alimentos produzidos harmonicamente com os princípios da natureza


Proteção através das plantas e dos seus princípios ativos naturais

Antônio Roberto Mendes Pereira

Técnico em Agropecuária, Permacultor, Pedagogo

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
Fukuoka, Masanobu. Agricultura Natural: teoria e prática da filosofia verde; tradução de Hiroshi Seó e Ivana Wanderley Maia – São Paulo; Nobel, 1995

Mollison, Bill – Introdução a Permacultura – Tagari Publicações


4 comentários:

  1. bem! tenho muitas dificuldades pois ainda não tinha colocado meu tempo para esse tema infelismente, más essa realidade que está ai nos dias de hoje realmente temos que a cada dia alimentar a fome de aprender para ensinar, sendo a Biblia Sagrada, o servo de Deus "Nóe" viveu após o dilúvio, mais 750 anos aproximadamente, ou seja, se o dilúvio fosse hoje Nóe estava lascado, ou seja, ele ja estava velho e viveu mais 750 anos.
    A alimentação a basse de podutos desconhecido, com sabores maquiados, que não leva em consideação a boa distibuição nuticional está levando a humanidade para a extinção. Se nós somos a semente para o plantio da saude, doa convivencia com o meio ambiente, da divulgação da vida, devemos nós "SERTA" se preparar, para peparar o solo da vida(roçar e guardar o material raçado para reapoveitar, arar manualmente, para nao compactar, drenar, covetar e plantar para afim deixar aquela marca que será a nossa MARCA, INHACA, que será nossa colheita

    ResponderExcluir
  2. Realmente é preocupante a questão do número de farmácias que cresce indiscriminadamente em muitas cidades brasileiras, onde as pessoas criam uma dependência do que na verdade são "drogas" e a longo prazo tende a afetar a saúde de quem consome.
    Os alimentos saudáveis, por outro lado, são a principal fonte de saúde, mas hoje em dia observamos que não somente a população urbana tem modificado seus hábitos alimentares, como também as que vivem no campo, sob as diversas influências comunicativas e muitas vezes estes não aproveitam o espaço que tem disponível para produzir alimentos saudáveis e a serem auto-sustentáveis para ter uma vida harmônica e saudável.

    ResponderExcluir
  3. Hoje oque mais vemos no decorrer da vida sao pessoas que levam uma vida sedentaria e nao se preucupam em ter uma boa alimentaçao,em desenvolver bons habitos,em fazer caminhada em se exercitar e é essa falta de tempo para nos mesmos que nos levar a doenças a depressao em fim..falta tempo para nos mesmos..so fazemos as coisas certas quando aparece algum problema em nossa vida ai nos começamos a diminuir no açucar a comer menas gorduras e quando achamos que nao tem jeito vamos a uma farmacia nos auto medicar e muitas veses a cura esta bem pertinho de nos no quintal da nossa casa

    ResponderExcluir
  4. hum. é legal mesmo
    mas ainda nao vai me ajudar no meu trabalho ;....
    mas é muito legal mesmo

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...